O TOTVS é uma solução completa de ERP para empresas

Ela é amplamente utilizada por empresas de diferentes portes e segmentos. 

Mas, antes de investir nesse tipo de ferramenta, é importante conhecer as principais vantagens e desvantagens que ela possui. Somente assim, será possível tomar a melhor decisão. 

E para te ajudar nós listamos alguns dos prós e contras do TOTVS. Confira! 

Vantagens 

O TOTVS é amplamente utilizado por várias empresas. Isso porque o gerenciamento de processos é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio.

E contando com um sistema de ERP de qualidade, fica muito mais fácil para o empreendedor administrar suas operações, mesmo de longe. 

Segue a legislação 

Um dos grandes diferenciais do TOTVS é que ele é totalmente adaptado a legislação brasileira. Incluindo a adaptação às normas de segurança de dados.

Geralmente, esse é um detalhe que muitas soluções de ERP acabam esquecendo. E com isso, as empresas acabam correndo o risco de sofrerem penalizações e multas por não cumprirem a lei. 

Mas, o TOTVS consegue alertar constantemente o usuário sobre suas obrigações, inclusive, fiscais. Com isso, é possível gerenciar todas as questões da administração e contabilidade com mais facilidade 

Facilidade para adaptar a solução às suas necessidades 

Outra vantagem do sistema TOTVS, é que ele pode ser facilmente adaptado para as necessidades do seu negócio. Por conta disso, inclusive, é que empresas de diferentes segmentos têm optado por esse tipo de ferramenta. 

Vários setores conseguem utilização dessa solução de ERP para otimizar processo e reduzir o índice de falhas. O empreendedor pode adquirir o pacote padrão da ferramenta, mas, ir acrescentando novos recursos conforme as suas necessidades. 

Desenvolvimento de soluções específicas

Outro grande diferencial desse tipo de solução, é que é possível desenvolver soluções específicas, customizadas de acordo com a proposta da TOTVS. Basicamente, especialistas podem atualizar o sistema conforme a necessidade da empresa.

E é justamente essa facilidade de personalização da plataforma que acaba tornando-a extremamente versátil. Você pode ter recursos que realmente atendem às suas necessidades.

Além disso, você também pode adicionar outros módulos criados pela própria empresa desenvolvedora. Dessa maneira, você sempre tem a garantia que o seu negócio possui os melhores recursos possíveis para o gerenciamento. 

Atualizações constantes 

Um dos principais benefícios de aderir ao sistema TOTVS é que ele sempre lança atualizações constantes e regulares. Com isso, o empreendedor tem a garantia de sempre estar a par das inovações do mercado, evitando, assim, ficar atrás da concorrência. 

Esses updates feitos de forma constante e regular, também, são vantajosos para manter a empresa dentro da legalidade. Basicamente, esse sistema de ERP está sempre de olhos nas mudanças, inclusive, na legislação brasileira, justamente para que o empreendedor não corra o risco de não se adequar às mudanças.  

Ebook Suporte TOTVS

DESVANTAGENS

Apesar do TOTVS ser muito conhecido, ele também possui alguns contras. Isso porque, a princípio, ele era mais utilizado por empresas dos setores de produção e indústria. 

E por conta disso, alguns empreendimentos ainda enxergam algumas desvantagens na solução, tais como: 

Custo e tempo 

Uma das desvantagens do TOTVS é o tempo que exige para instalação e manutenção, bem como o custo total para ter algumas versões da solução. Geralmente, o empreendedor precisa investir muito em hardware para que sua infraestrutura consiga suportar a plataforma. 

Por conta disso, muitos empreendedores acabam optando por versões em nuvem. Porque através desse tipo de solução é possível ter mais economia em relação a preparação da infraestrutura. A TOTVS também oferece uma versão em nuvem, porém possui um valor cobrado à parte.

Falta de escalabilidade

No caso do TOTVS Protheus, que é um sistema ERP local, é muito difícil escalar o sistema de forma a atender às novas demandas de um negócio em crescimento. Esse tipo de escalabilidade acaba sendo extremamente complexa. Isso sem considerar os altos custos. 

Afinal de contas, mais uma vez a empresa irá esbarrar na questão de investimentos em infraestrutura, uma vez que será necessário escalar toda a infraestrutura de TI. 

A TOTVS oferece um serviço em nuvem para o Protheus, porém com um valor de investimento à parte.

Falta de mobilidade

A falta de mobilidade é uma das desvantagens do TOTVs Protheus. No caso dessa versão do sistema de ERP, você só terá acesso aos dispositivos ligados à rede móvel.

Caso você queira acessar as funcionalidades de outros lugares, como smartphones e tablets, será necessário utilizar-se de um recurso extra, como o FLUIG, que integra a outros sistemas. Somente assim será possível manter o controle de negócio de qualquer lugar. 

Necessidade de pessoal especializado para fazer toda a configuração 

Outra grande desvantagem do TOTVS Protheus é que você precisará necessariamente de suporte de pessoal especializado. Não há como garantir que toda a infraestrutura de TI esteja preparada para receber a ferramenta, sem um tipo de especialista. 

E para algumas empresas, principalmente, as pequenas e médias, ter uma equipe específica apenas para cuidar do sistema de ERP pode ser praticamente impossível por conta dos custos. E com isso, o empreendedor acaba não tendo uma experiência de qualidade com a ferramenta.

A personalização exige especialistas 

Apesar de uma das vantagens da solução TOTVS ser justamente a personalização, é preciso lembrar que ela só pode ser feita por especialistas. Caso o contrário, você corre o risco de ter vários problemas e bugs por conta de recursos que não foram desenvolvidos de maneira correta.

E, geralmente, as pequenas e médias empresas não conseguem manter um profissional específico apenas para adaptação de recursos. Uma possibilidade seria a contratação de empresas terceirizadas que se encarreguem de desenvolver esses recursos.

Mas, nesse caso, é muito importante que o empreendedor procure com cuidado por uma prestadora de serviços do gênero. É preciso avaliar se ela realmente possui a experiência necessária para se encarregar dessa tarefa. 

Conclusão 

O sistema TOTVS possui suas vantagens e desvantagens, assim como qualquer outra solução disponível no mercado. E para decidir se realmente vale a pena investir nesse tipo de ferramenta para o seu negócio, é necessário analisar todos esses prós e contras.

Além disso, cabe ao empreendedor verificar suas próprias necessidades. Apenas com um mapeamento completo das demandas do empreendimento, inclusive, às futuras, é que será possível avaliar qual a melhor opção para a sua empresa.

Quer saber mais sobre TOTVS e outras soluções para o seu negócio? Aproveite para conferir outros posts da Techlise.  

Write A Comment

× Falar com Especialista!