Cada pessoa é única. Todos nós temos características diferentes uns dos outros e diversos fatores compõem a nossa personalidade, por isso, é fundamental compreender e respeitar tais diferenças para uma convivência harmônica e agradável.

Entender o que é perfil comportamental é imprescindível para sua empresa, pois, através dele é possível identificar as forças e fraquezas de seus colaboradores e avaliar as reações de cada um diante de cada situação, com intuito de reduzir os erros e potencializar os resultados.

Neste artigo vamos falar sobre a importância do perfil comportamental na gestão de sua empresa. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura.

​O que é perfil comportamental?

O perfil comportamental é uma forma de reconhecer posturas adotadas pelas pessoas diante de determinadas circunstâncias.

Conhecer o perfil comportamental é mapear o comportamento de seu colaborador a partir de estímulos a fim de identificar as reações possíveis em uma situação específica.

Todos nós temos nossas próprias particularidades. Explorar o comportamento do seu colaborador permite avaliar suas forças e fraquezas e ainda identificar as suas habilidades, isso permite que sua empresa crie estratégias com base naquilo que ele realmente é bom, causando impacto maior nos resultados.

​Quais são os perfis comportamentais?

​Comunicador

Pessoas com o perfil comunicador têm como principal característica a conexão, pois costumam relacionar-se bem com a equipe.

Colaboradores com esse perfil se comunicam bem, tendem a ser mais persuasivas, carismáticas, criativas, positivas e abertas ao novo.

No entanto, colaboradores com perfil comunicador analisam e planejam muito suas ações, portanto, não lidam bem em situações em que precisam pensar com agilidade. Além do mais eles têm dificuldades em seguir regras e como são bastantes intuitivos agem rápido nos momentos de tensão, mas, geralmente, apresentam soluções paliativas, o que exige outra estratégia de equipe para solucionar a questão em sua essência.

​Executor

As principais características do perfil executor são a velocidade e a autoconfiança.

Colaboradores com esse perfil são competitivos, inclusive, com eles próprios, gostam de desafios, são ambiciosos, objetivos e diretos, e são excelentes para cumprir metas. Além disso, não deixam nada para depois, querem logo os resultados.

​Planejador

A característica principal do perfil planejador é a linearidade.

O colaborador com esse perfil preza pelos processos, pois, se sentem mais seguros. Planejam tudo antecipadamente, convivem facilmente em equipe, colaboram uns com os outros. Não toleram conflitos diretos e têm um forte senso de justiça.

Entretanto, caso o planejador perceba que é preciso rever o planejamento, ele não tem pressa em cumprir e entregar determinada tarefa. Possuem criatividade limitada, o que pode complicar na hora de tomar decisões rápidas. Pessoas com esse perfil têm medo de que a situação fuja de seu controle, portanto, seguem tarefas que lhe foram estabelecidas e com isso, nem sempre apresentam resultados além do esperado.

​Analista

A qualidade é a principal característica do perfil analista.

Colaboradores com esse perfil prezam pela qualidade. Se apegam aos mínimos detalhes, são muito focados, atentos, introvertidos, cuidadosos, realizam tarefas com perfeição, mas seguindo um passo a passo, porém não costumam errar.

Pessoas com perfil analista tendem até mesmo a dar importância a atividades que não requerem tanta atenção e acabam perdendo tempo. E se estressam fácil quando não se sentem valorizadas pelo trabalho minucioso.

​Como é a aplicação do perfil comportamental

Vimos que os perfis comportamentais são conjuntos de aspectos que definem o pensamento e a reação das pessoas diante das situações.

A partir da avaliação dos perfis dos seus colaboradores, você é capaz de definir melhor as funções de cada um deles de acordo com as habilidades e a desenvoltura e dessa maneira, otimizar os resultados e o desempenho.

Para conhecer os perfis comportamentais de seus colaboradores você pode realizar testes comportamentais e, assim, definir estratégias mais adequadas para sua empresa, extraindo o que há de melhor em cada profissional.

O mapeamento comportamental proporciona vantagens a sua empresa seja no processo seletivo ou no acompanhamento dos colaboradores. Vejamos as principais:

  • Diminuição do turnover;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior autoconhecimento;
  • Favorece o planejamento estratégico;
  • Economia de tempo e dinheiro.

O perfil comportamental é uma importante ferramenta estratégica para uma gestão de pessoas mais assertiva. Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!