Os benefícios do cloud computing já são bem conhecidos. Os serviços de computação em nuvem para armazenar dados, utilizar servidores, softwares, aplicativos e outros serviços é uma realidade para empresas de todos os portes e não por acaso. Essa prática reduz custos com infraestrutura, tempo dedicado à manutenção e ao gerenciamento de hardware, permite a portabilidade, garante mais segurança, entre outras vantagens.

Mas você já ouviu falar de multicloud? Continue a leitura deste texto e saiba mais sobre essa estratégia que vem ganhando espaço no mundo corporativo.

O que é multicloud?

Multicloud é o conjunto de várias nuvens públicas, híbridas, locais e de borda.

Um modelo de implantação multicloud depende do uso de mais de um provedor de serviços de nuvem pública para os recursos de processamento ou armazenamento, independentemente do uso de outra nuvem privada ou uma infraestrutura local.

Uma estratégia multicloud oferece mais flexibilidade para os serviços de computação em nuvem que uma empresa escolhe usar e reduz a dependência em um único provedor de hospedagem em nuvem.

Qual é a diferença entre a multicloud e a nuvem híbrida?


A multicloud é uma configuração em que vários fornecedores de nuvem são usados por uma única organização. Idealmente, as nuvens oferecem interoperabilidade e conectividade para garantir que os usuários possam acessar ambas facilmente. No entanto, este é um dos desafios mais importantes na configuração de uma multicloud bem-sucedida.

Já as nuvens híbridas usam uma combinação de hardware local e hospedagem na nuvem. Existem vários motivos pelos quais uma empresa pode escolher uma nuvem híbrida. Isso pode ser parte de uma transição incremental para uma nuvem pública. Também pode ser uma necessidade regulatória ao manter materiais confidenciais no hardware local.

Por que adotar uma plataforma multicloud?

 

A Multicloud oferece muitos benefícios, como não se limitar a apenas um fornecedor para serviços específicos; opções de recuperação de desastres mais robustas; migração facilitada; escalabilidade e agilidade facilitadas; e capacidade de aproveitar preços competitivos ou concorrência emergente de serviços.

Um provedor forte para suas necessidades multicloud deve ter a capacidade de executar cargas de trabalho corporativas, oferecendo flexibilidade e versatilidade. Isso inclui a operação de cargas de trabalho de alto desempenho ou bancos de dados específicos ou pilhas de virtualização. Na melhor das hipóteses, as empresas envolvidas em um cenário multicloud podem otimizar o serviço, o preço e os recursos, mantendo a flexibilidade e garantindo a segurança e a interoperabilidade dos dados.

 

Benefícios da estratégia multicloud

  • Diminui riscos de indisponibilidade;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Reduz custos;
  • Facilita a recuperação de desastres;
  • Permite aproveitar o melhor de cada fornecedor;
  • Possibilita maior flexibilização geográfica.

Por que a multicloud pode ser a solução certa para sua empresa?

Se a sua empresa busca otimizar recursos e gastos com infraestrutura em nuvem, uma configuração multicloud pode ser a melhor abordagem em qualquer contexto. A multicloud se refere ao uso de diversas instâncias de várias nuvens de diferentes fornecedores. Com a multicloud, o uso de diferentes fornecedores significa acesso a diferentes recursos, infraestrutura subjacente, segurança e outros elementos específicos às ofertas do fornecedor. A Multicloud une tudo isso, permitindo que empresas e organizações tenham acesso a todos os fornecedores para que os dados possam ser colocados em um ambiente mais adequado para seus recursos.
Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão artigos tão importantes como este.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!