Atualmente, com o grande volume de informações que geramos e recebemos diariamente, saber como evitar fake news se tornou fundamental para qualquer usuário da internet. Não apenas para evitar a desinformação, mas também porque o compartilhamento de informações falsas geram várias implicações legais. 

De acordo com um estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky, mais de 50% dos brasileiros não sabem identificar notícias falsas na web. E nesse período pandêmico e também político, essa situação se tornou ainda mais grave. 

5 dicas de como evitar fake news 

Se você não quer mais cair em notícias falsas, saiba que existem algumas ações que você pode colocar em prática para verificar a autenticidade de determinada informação. Confira abaixo algumas delas. 

  • De onde vem a notícia?

Muitas vezes as notícias falsas se parecem e muito com as verdadeiras, pois seguem técnicas jornalísticas que são utilizadas por grandes veículos de comunicação. Logo, uma das dicas de como evitar fake news é verificar de onde ela vem. 

O site é confiável? O autor dela tem credibilidade ou é anônimo? Há fontes de referências, como links para pesquisas? 

Se a notícia em questão não tiver qualquer fonte confiável, for de um portal sem qualquer sinal de credibilidade ou o autor for anônimo, provavelmente ela é falsa.

  • Leia a notícia inteira, não apenas o título 

Jamais leia apenas o título ou as primeiras linhas da notícia. O ideal é que você leia todo o conteúdo com calma e até mais de uma vez. 

Assim fica mais fácil identificar se ele parece suspeito ou até mesmo se tem informações contraditórias, que também é um sinal que ele pode ser fake. 

  • Faça a checagem 

A checagem nada mais é do que você ir até outras fontes de informações confiáveis para verificar se o que determinada notícia diz é realmente verdade. 

Por exemplo, se o conteúdo que você está lendo é sobre saúde, vale a pena verificar os sites do Ministério da Saúde ou de outros órgãos competentes. Se ele cita uma pesquisa da revista X, vá até o portal da publicação e veja se o estudo realmente existe e se ele afirma aquilo que foi dito no texto, vídeo ou imagem. 

  • Siga sites de checagem 

Atualmente existe uma verdadeira força tarefa para combater fake news. Sites como da Agência Lupa e até mesmo o próprio Facebook já disponibilizaram uma equipe para fazer o processo de checagem, o que lhe ajudará a evitar cair em notícias falsas. 

  • Consuma notícias de fontes confiáveis 

Consumir notícias apenas de redes sociais nunca é o ideal. Isso porque apesar de já existirem algumas iniciativas de controle de conteúdos falsos, essas plataformas possuem uma grande margem para a disseminação de fake news. 

Por isso busque se manter informado em sites de fontes confiáveis, como grandes veículos de comunicação nacionais e internacionais. Quanto mais conteúdo confiável e verdadeiro você consumir, mais “treinado” o seu cérebro ficará para identificar fake news. 

Quer mais dicas de como garantir a segurança dentro da web? Então aproveite para assinar a nossa newsletter. 

Banner Conheça nossos projetos

 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!