Atualmente, grande parte das empresas necessitam de tecnologia e de uma infraestrutura de TI eficiente e robusta para garantir seus processos e a produtividade dos colaboradores. E justamente por isso o termo disaster recovery tem ganhado força e feito parte da rotina das organizações.

Os processos estão cada vez mais automatizados, fazendo com que a tecnologia seja essencial para o bom funcionamento de uma companhia. Ela impacta diretamente na eficácia das operações e na experiência proporcionada aos clientes. No entanto, apesar de toda evolução tecnológica, é comum a ocorrência de falhas e imprevistos que comprometem as atividades da empresa. Portanto, para contornar esse tipo de situação, é fundamental entender o que significa disaster recovery.

No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre disaster recovery e seus benefícios. Confira!

O que é disaster recovery?

O termo Disaster Recovery em tradução livre significa recuperação de desastres e refere-se a um conjunto de ações sólidas e consistentes a serem planejadas e empregadas, de modo preventivo, durante a ocorrência do fato e depois de um desastre.

Para assegurar a continuidade dos procedimentos operacionais e para que os recursos críticos estejam devidamente disponíveis em qualquer emergência, tudo deve ser minuciosamente explicitado.

O intuito principal da elaboração de um planejamento de recuperação de desastres é fornecer proteção contra algum incidente que pode deixar os trabalhos e serviços inutilizados.

Os planos de Disaster Recovery devem buscar diminuir a suspensão das operações e dar garantias do grau de estabilidade organizacional, além de possibilitar uma recuperação organizada após a ocorrência do problema.

O objetivo é restabelecer todas as aplicações depois de algum evento dessa natureza. A catástrofe pode ser tanto de proporções mais reduzidas, como um programa de computador que está falhando devido a um vírus ou ransomware, quanto uma calamidade de dimensões gigantescas, como um ataque de hackers e o roubo de dados confidenciais.

É por essa razão que um plano de contingência é tão importante. Essa prática possibilita minimizar os estragos e recuperar dados importantes que poderiam ter sido perdidos após um revés inesperado.

O que o Disaster Recovery deve cobrir

  • Falhas em hardware;
  • Roubos de equipamento;
  • Quedas de energia na empresa;
  • Erros de colaboradores ou falhas humanas;
  • Desastres Naturais.

Benefícios do Disaster Recovery

Custos reduzidos

A recuperação de dados por meio do armazenamento em nuvem tem como um dos grandes benefícios a economia para a empresa. Os backups que necessitam de servidor são mais caros, pois, além do consumo de energia, também precisam de manutenção e atualizações constantes. Com um plano de Disaster Recovery e as soluções em nuvem, a organização paga somente o que for usado, além da facilidade de aumentar o serviço quando necessário.

Implantação facilitada

Para colocar um plano de Disaster Recovery em ação não é necessário investir em equipamentos onerosos, nem realizar complexos processos. Sem a necessidade de servidores e equipamentos robustos para a realização de backup na nuvem, a implantação dessa ferramenta é rápida e não impacta na rotina da organização.

Segurança para os dados

Ao manter os dados da organização seguros, os colaboradores ganham produtividade e confiança para desempenharem seus trabalhos. Além disso, em momentos de imprevistos, a área de TI pode focar na solução do problema e não precisa se preocupar com uma possível perda de arquivos e informações. Afinal, eles estão em segurança na nuvem.

Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros artigos importantes como este.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!