Você sabia que o Design Sprint, o método do Google, surgiu para ajudar as equipes e empresas em seus processos criativos? Se você não sabe do que se trata e qual seu potencial, fique aqui na leitura deste post!

Essa metodologia tem sido muito útil para as equipes que buscam validar ideias inovadoras de produtos e serviços, dentro de pouco tempo de dedicação.

Então, entenda como funciona, bem como, veja o passo a passo desse método criativo criado por Jake Knapp, do Google. Vamos lá?

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Design sprint, o método do Google: o que é? Como funciona?

Saiba que o Design Sprint ajuda no desenvolvimento de protótipos e serviços em um reduzido espaço de tempo, de investimentos e no sentido de se chegar a uma solução ideal para alguma demanda.

Com isso, não é preciso esperar por um produto mínimo viável, MVP, pois isso força uma empresa a investir na execução de um projeto, para somente depois chegar à conclusão se a ideia é realmente útil.

Resumidamente, o Design Sprint funciona em formato colaborativo e estruturado para tornar tangível uma ideia, e em pouco tempo.

Hoje, essa metodologia de criação é adotada por empresas inovadoras do mundo todo, e tem sido útil para todos os portes e setores de empresas. Veja, a seguir, o passo a passo da metodologia do Design Sprint.

Veja o passo a passo do Design Sprint

Essa metodologia tem duração de 5 dias. Veja o passo a passo do Design Sprint:

  1. Passo 1 – Entendimento

O primeiro passo do Design Sprint consiste em reunir muitas informações sobre o tema do projeto a ser desenvolvido.

A equipe pode, então, fazer pesquisas, debates e entrevistar o público-alvo do projeto para identificar demandas e soluções a serem criadas.

  1. Passo 2 – Definição da demanda

Em seguida, o time da execução da metodologia de criação define:

  • As ferramentas que serão usadas no processo;
  • Um mapa geral do projeto;
  • Um comunicado ou briefing da solução a ser criada.
  1. Passo 3 – Debates

No passo 3, é importante que todo o time envolvido no projeto se sinta à vontade para expressar suas ideias e opiniões a respeito da solução a ser criada.

O líder do time deve estimular as pessoas a opinarem.

  1. Passo 4 – Decisão

Agora, é hora de passar para a construção do protótipo do produto. Essa escolha pode ser votada ou você pode seguir critérios que irão validar a ideia inicial.

Passo 5 – Construção do protótipo

Em seguida, o time de criação desenvolve os protótipos a serem trabalhados. Os principais tipos são:

  • Protótipos de papel: de baixa fidelidade, mas contém elementos visuais interessantes;
  • Funcionais: são protótipos bem elaborados e que demandam mais tempo;
  • Físicos: esse tipo de protótipo requer a participação do usuário da solução e leva uso de recursos materiais.

Passo 5 – Validação

Agora, é hora da validação do protótipo criado. O que é feito por meio de testes com usuários potenciais da solução a ser gerada.

Nesta etapa, é que a ideia será levada adiante ou abandonada, para que outra ideia seja levada novamente ao processo de criação.

Por fim, você viu sobre o Design Sprint, o método do Google. Se sua empresa ainda não adotou essa metodologia, está na hora de testá-la, não é mesmo?

Afinal, esse método criativo ajuda a potencializar o retorno do investimento, melhora a agilidade do processo e aproxima equipes na criação de uma nova solução/inovação.

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