Temos gastado mais tempo com internet mobile. Os dispositivos mobile estão cada vez mais fazendo parte do nosso dia a dia. Os aplicativos resolvem a nossa vida. O que seria de nós sem a comodidade de um aplicativo de transporte, um aplicativo de entregas, um aplicativo de vendas ou até mesmo plataformas de streaming para o tempo livre?

Mas, você já parou pra pensar quais tecnologias estão por trás desses aplicativos que tanto fazem parte da nossa rotina?

Criar um aplicativo de sucesso exige mais que uma brilhante ideia para atrair pessoas. O desenvolvimento de aplicativos é um grande desafio, que envolve muitos recursos digitais fundamentais para mapear a ideia inicial do aplicativo ao seu conceito. Fatores como plataforma operacional, interface de usuário, finalidade do aplicativo, público-alvo, função e design fazem parte da construção de um aplicativo.

Nesse artigo, vamos explicar um pouco mais sobre as etapas de construção de um aplicativo. Vale a pena conferir!

Planejamento

Quando se tem uma ideia para desenvolver um aplicativo, é necessário pensar em algo que atenda a um mercado maior, mas que também atenda a um público específico, por isso, é importante realizar uma extensa pesquisa de mercado. E, assim, agir com mais assertividade.

Deve-se fazer um levantamento dos problemas enfrentados pelo seu negócio e ou necessidades, e a partir daí definir os motivos para desenvolver o aplicativo, bem como, levantar as demandas a serem solucionadas e saber o que esperar do aplicativo.

O planejamento é a etapa chave do processo de desenvolvimento de aplicativos. Por meio dele será possível entender o propósito do aplicativo e qual demanda ele vai suprir. Sem essas definições o processo pode ser muito confuso. Toda a criação do escopo acontece nesta etapa.

O escopo é o conjunto de informações que definem os objetivos do app que você está desenvolvendo. Através dele se identificam as funcionalidades do app e também são criados protótipos para validar o projeto e o design.

É por isso que o planejamento é uma fase importante, já que todo o funcionamento e gerenciamento do app vão depender dessa etapa. Sem contar que é nesta etapa que são definidos o público-alvo, ou seja, a quem você está direcionando o aplicativo. Isso ajudará na hora de pensar as funcionalidades, a linguagem e o visual do app.

Especificações do aplicativo e design

Depois de estruturar a ideia do tipo de aplicativo você pretende criar, é necessário definir para qual plataforma mobile quer desenvolver (Android, IOS); fazer um protótipo para o seu app; apresentar as formas de navegação pelo app; identificar os fatores de acessibilidade; fazer um layout de acordo com o público-alvo; e identificar características que tornem o seu app o mais prático possível.

Após conhecer os recursos e os resultados que você procura entregar ao usuário é que você começa a trabalhar na aparência do seu app. É importante que a interface do seu app seja direcionada para quem vai usá-lo.

A criação do design é um processo em que você vai descrever a forma que os usuários vão interagir com a sua solução, envolve a criação de uma jornada de uso, onde vão ser mapeados os trajetos que as pessoas podem fazer para alcançar o seu objetivo. A usabilidade do aplicativo é um item extremamente relevante e que deve ser dado a devida atenção, pois o usuário tendo uma boa experiência no uso do aplicativo, é um grande passo para o sucesso de qualquer projeto.

Desenvolvimento do app

Nesta fase é o momento de dar a vida à sua solução. Provavelmente, os seus desenvolvedores farão uso de uma alguma plataforma de criação para auxiliar nesse processo. Deve ficar atento na configuração do armazenamento nos servidores, nos bancos de dados, APIs e servidores de acordo com a criação do backend do seu protótipo.

Você precisa ter uma conta de desenvolvedor configurada para as lojas onde pretende disponibilizar o seu aplicativo, deve considerar diferentes fatores, como multitarefa, dispositivos, fragmentação do sistema, entre outros.

Testes

Esta é a fase de pôr em prática todas as funcionalidades do aplicativo antes de ele ser lançado ao público. Por isso, a prototipação é essencial para encontrar erros que possam comprometer o uso da sua solução.

É fundamental contar com especialistas experientes nessa fase para que sejam identificadas possíveis falhas que possam comprometer a navegação no seu aplicativo. A implementação de testes automatizados é uma solução extremamente eficiente que auxilia na identificação e na correção dos erros.

Para desenvolver seus aplicativos conte com a Techlise. Somos especialistas em desenvolvimento de aplicativos de diversos tipos, seja com foco nos consumidores, ou até mesmo nos próprios colaboradores. Temos profissionais atualizados e prontos para desenvolverem projetos adequados para seus negócios. Quer saber mais sobre nosso serviço de desenvolvimento de aplicativos? Então aproveite para entrar em contato conosco!

Comments are closed.