Uma das tendências que vem crescendo em ritmo acelerado é a de Data Science (ciência de dados), que nada mais é do que o estudo de dados relacionados ao negócio. Hoje praticamente todas as nossas ações online e em computadores/dispositivos móveis geral informações. 

O que essa ciência faz, basicamente, é analisar desde o processo de captura até a interconexão de informações. E com base nisso ela fazer testes de hipóteses, bem como simular cenários e até mesmo criar modelos estatísticos que irão dar suporte para o negócio.  

Esse tipo de estudo envolve diversas disciplinas, tais como: computação, estatística, métricas, matemática, conhecimento de negócio entre outras. E quando aplicado corretamente, pode trazer uma série de benefícios para o seu empreendimento. 

Por que é essencial usar Data Science nos dias de hoje?

Tomar decisões em um negócio não é uma tarefa fácil. Mas através da ciência de dados você consegue guiar a sua gestão de maneira mais segura. 

Isso porque você estará apoiado em informações reais, que foram capturadas e analisadas com extrema cautela. 

Você não precisará decidir sobre questões importantes para o negócio de maneira intuitiva. A sua empresa terá todos os dados necessários em mãos para decidir se seguirá por caminho A ou B. 

Através do Data Science, você poderá “prever o futuro da sua empresa” utilizando a análise preventiva. 

Quais os benefícios da ciência de dados? 

Além de promover a tomada de decisões mais consciente, bem como ajudar no planejamento estratégico do seu negócio, esse tipo de estudo também pode trazer uma série de benefícios para o empreendimento, entre eles: 

  1. Previsão de demandas

Por meio da análise de períodos anteriores, você poderá prever demandas futuras para o seu negócio. Seja de insumos, produtos, serviços e até mesmo mão de obra. 

Dessa maneira, você poderá reduzir a perda de negócios por falta de capacidade para atender os clientes.

  1. Melhora as ações de marketing 

Outra vantagem do Data Science é que ele poderá melhorar as suas ações de marketing. Isso porque, os mecanismos de análise dessa ciência são mais detalhados e podem avaliar melhor o perfil do seu público e de seus leads.

Com isso, na hora de desenvolver campanhas, ficará mais fácil desenvolver abordagens mais assertivas, que aumentem a taxa de conversão do seu empreendimento. 

  1. Esteja preparado para crises 

Muitos empreendedores são pegos desprevenidos quando acontece alguma crise no mercado, pois não tem qualquer plano de contenção. Mas, através desse tipo de estudo, você pode estar mais preparado para esse tipo de situação. 

Através do estudo de crises anteriores no mercado, juntamente com simulações utilizando os dados da sua empresa, você poderá prever que tipo de decisões serão tomadas para garantir que a sua empresa se mantenha firme em um cenário economicamente ruim. 

E dessa forma, você poderá desenvolver um plano de contenção de crise realista para o seu negócio, e que garanta mais tranquilidade em momentos difíceis no segmento. 

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