A demanda para desenvolvimento de chatbots no mercado brasileiro está em franca expansão, isso porque, ter um chatbot pode diminuir o custo de atendimento e melhorar a experiência do cliente final.
A criação de bots para quaisquer canais, seja o site ou aplicativo de uma empresa, ou plataformas de mensagens, apresentam versões desde as mais simples até robôs de conversação com aprendizado de máquina, tem sido a procura de muitas empresas, especialmente, durante a pandemia.
A procura por bots de vendas, por exemplo, explodiu agora com a pandemia. Houve aumento da necessidade de fazer a venda através de chatbot. Outra tendência é a de incluir dentro de aplicativos de marcas um mecanismo para a captura de chamadas para o call center, oferecendo ao usuário a opção de autoatendimento digital no app ou a conversa com um bot através do WhatsApp ou algum outro canal. O objetivo é reduzir o custo de atendimento.
No texto de hoje vamos falar mais sobre o aumento da demanda por bots e chatbots. Vem entender mais sobre o assunto!
O que são bots e chatbots?
Os chatbots são gerados pela necessidade de estreitar relacionamentos e permitir uma comunicação imediata ao passo que também possibilita a redução de custos operacionais e a ampliação da capacidade de resposta de empresas e organizações a usuários.
Já um bot é a abreviatura de robô, é um programa de software que executa tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas. Os bots normalmente imitam ou substituem o comportamento do usuário humano.
Crescimento do uso de chatbots
Os chatbots têm se consolidado, é uma solução que vem caindo no gosto das empresas de forma rápida e tem trazido resultados.
Estudos realizados apontam que 94% das empresas já recuperaram o investimento feito na tecnologia e que o chat e o WhatsApp são os canais preferidos pelos consumidores que precisam do SAC.
O estudo indicou, ainda, que além da recuperação dos investimentos, 99% dos entrevistados relataram um aumento na satisfação do cliente como resultado da adoção de assistentes virtuais com IA.
A experiência do cliente também foi apontada como o principal motivador do uso de chatbots. E, ainda, que a tecnologia contribuiu para um aumento na receita das empresas de, em média, 3%.
Muitas empresas estão entrando nesse segmento agora, um pouco forçadas pela pandemia. Foi preciso ter um atendimento digitalizado ou automatizado para dar continuidade às suas operações e às vendas.
O fato é que o consumidor está se acostumando a conversar com os bots e de uma forma mais fluida, mais natural, muito por conta do machine learning e da inteligência artificial. Com a pandemia, o consumo nas plataformas digitais aumentou e agora o consumidor está em todos os canais e, na prática, significa que o atendimento e a venda devem acontecer onde o cliente está.
A tecnologia é, sem dúvida, transversal a todas as áreas e mercados. A digitalização e a automação caminham juntas e são essenciais para o crescimento em qualquer segmento.
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