Você já deve ter se questionado algumas vezes sobre o que é Engenharia de Software e sobre o que essa profissão difere da Ciência da computação. É bem comum haver uma confusão a respeito das profissões.

O engenheiro de software é responsável por criar e programar sistemas de computador, conforme as necessidades de cada empresa e, portanto, é preciso que ele tenha habilidades tais como criatividade e capacidade analítica.

Engenharia de software é uma área bem específica e de grande ascensão nacional e internacionalmente.

Diante disso, produzimos este artigo para que você saiba tudo sobre essa profissão. Vale a pena conferir!

​O que é engenharia de software?

Engenharia de software é uma área de TI ligada em desenvolvimento, criação e manutenção de sistemas a partir da aplicação prática e tecnológica de gestão de projeto, que tem o objetivo de oferecer as ferramentas necessárias para planejar e gerir todo o processo de desenvolvimento de sistemas computacionais de qualidade e que sejam capazes de atender às necessidades de seu cliente.

Em resumo, a engenharia de software é responsável por projetar, especificar, implementar e desenvolver sistemas, a fim de garantir e avaliar as funcionalidades e qualidades, conforme as especificações do cliente.

​Qual a diferença entre engenharia de software e ciência da computação?

A engenharia de software capacita as pessoas com a utilização de teorias, técnicas e ferramentas da Ciência da Computação para a produção e desenvolvimento de sistemas de softwares.

O engenheiro de Software é responsável pelo processo de análise de dados e pela criação de sistemas e aplicativos, ou seja, ele constrói, desenvolve e arquiteta softwares, além de identificar problemas e propor soluções inteligentes e customizadas para os clientes.

Já a Ciências da computação está voltada para a pesquisa científica, buscando o desenvolvimento de novas tecnologias, cujo foco está em temas como estrutura de dados, algoritmos, análise e desenvolvimento de sistemas, entre outras especificidades.

​Qual a importância da engenharia de software?

Mas qual a importância da Engenharia de Software para nossa sociedade e em que essa área pode nos ser útil?

Um engenheiro de software ao desenvolver e gerenciar softwares, além das demais atividades desempenhadas por ele, pode oferecer alguns benefícios imprescindíveis para a sociedade.

Um engenheiro de software deve acompanhar os avanços tecnológicos. Na verdade, cabe a ele estar atento às novidades tecnológicas, buscar novos métodos para desenvolver e gerenciar sistemas e aplicativos da melhor forma. E isso, com certeza, não é tarefa fácil.

Além de estar atento às tendências, cabe ao engenheiro de software produzir sistemas que sejam de fato eficientes.

Você com certeza utiliza algum aplicativo que certamente passou pelas mãos de algum engenheiro de software, como o Uber e o Ifood que são exemplos de praticidade e otimização de tempo.

Assim, a intenção de um engenheiro de software é facilitar a vida dos usuários.

Por essa razão, a engenharia de software objetiva criar, inovar e facilitar a vida das pessoas através de sistemas e aplicativos.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre outros assuntos ligados à tecnologia? Então, assine nossa newsletter!

Comments are closed.

Que tal ser o primeiro a receber nossos conteúdos sobre tecnologia?

Receba nossos conteúdos em 1ª mão.