O suporte ao Windows 7 terminou em 14 de janeiro de 2020. Pode não parecer, mas o sistema operacional já completou 10 anos, que era o prazo que a Microsoft tinha se comprometido a dar o suporte necessário.  

Todos os usuários desta versão do sistema começaram a ser notificados desde março de 2019 sobre a mudança. Contudo, muita gente e principalmente empresas ainda não fizeram a migração para a versão mais recente. Isso porque, infraestruturas de computadores gerenciadas por empreendimentos não recebem esse tipo de notificação.  

O problema da falta de migração é que o Windows 7 pode se tornar o novo alvo dos ataques de hackers, vírus e outros tipos de agentes digitais maléficos. E nesse caso, você precisa se proteger. 

Como a falta de atualização do Windows 7 pode afetar a segurança?

Mas afinal, porque a falta de atualização do Windows 7 pode afetar a segurança, principalmente de empresas? Bom, assim como os sistemas operacionais e até mesmo softwares e apps se atualizam, os vírus, malwares e outros agentes de roubo de informações evoluem.  

Por conta disso que os programas e sistemas lançam pacotes de updates periodicamente. Além de corrigir bugs e falhas, essas atualizações conseguem aumentar as barreiras de proteção, acabando com possíveis brechas no código. 

E é justamente aí que a falta de atualização do Windows 7 se torna um grande problema de segurança. Com a falta de updates as brechas para ataques e agentes maléficos se tornaram cada vez mais frequentes e maiores. 

Isso já é prejudicial para pessoas comuns, mas para empresas se torna uma questão ainda mais grave. Afinal de contas, dados sigilosos ficarão à mercê de ataques, e o empreendedor pode sofrer com roubos de informações, vírus que danificam arquivos e sistemas, e até mesmo “sequestro” de dados.  Saiba mais sobre como vencer os novos desafios de segurança da informação.

O que fazer para evitar problemas de segurança?

O fim das atualizações do Windows 7 é um problema, mas não é o fim do mundo. Isso porque existem várias maneiras de você evitar o comprometimento da segurança da sua empresa. 

A medida mais urgente que você deve tomar é migrar todos os computadores e notebooks do empreendimento para a versão mais recente do sistema operacional, o Windows 10. Se esse processo requisitar um pouco mais de tempo, o ideal é reforçar os antivírus e firewalls dos dispositivos até que todos estejam atualizados. 

Além disso, posteriormente garanta que a sua empresa tenha uma rotina de atualizações de softwares e de limpeza dos computadores. Isso porque, de nada adianta você manter o seu sistema operacional atualizado, mas os programas estarem obsoletos.

Write A Comment

× Falar com Especialista!