Você já deve ter visto por aí a siga UI-User interface ou mesmo o seu nome em algum lugar com relação a criação de interfaces.

Cada vez mais a sigla UI-User interface vem ganhando destaque e sendo importante, em nosso artigo de hoje você vai entender porque isso acontece. Confira.

O que é UI-User interface?

UI tem como significado User Interface Design (Design de Interface do Usuário, em sua tradução). É uma área que vai estudar o meio por qual uma pessoa interage ou controla o seu dispositivo, o software que utiliza ou qualquer aplicativo.

Toda essa interação acontece através de alguns elementos que vão fornecer ações entre o dispositivo e o usuário, temos como exemplo, botão, link de acesso, menu ou qualquer outra coisa que permita a interação a partir de uma ação.

O UI-User interface tem relação sim com a aparência ou mesmo com a estética de um aplicativo ou software, por exemplo, mas é importante ressaltar que não é somente isso.

O trabalho de quem faz UI-User interface vai além do lado da aparência, um projeto bem executado vai antecipar todas as necessidades do usuário, trazendo boa experiência na utilização.

O principal objetivo é minimizar frustração ou dificuldade para o utilizador de qualquer programa.

Diferença de UI-User interface e UX Design

Juntamente com a UI-User interface temos a sigla UX, que pode estar associada, mas que são coisas diferentes.

UX tem como significado User Experience, o nome já nos remete bastante do que consiste esse trabalho, que tem relação com a experiência, com o sentimento que o usuário terá ao utilizar a plataforma em questão.

Porém, o UI-User interface vai projetar para que tudo isso seja possível. Basicamente, o UI-User interface vai desenvolver a interface e o UX vai planejar como o usuário vai se sentir ao experienciar aquela plataforma.

Os nomes estão sempre interligados porque eles realmente funcionam como uma ponte, o UI-User interface seria o que liga tudo que foi pensado pelo UX com o usuário.

Por isso é importante que o UI-User interface antecipe necessidades, como mencionado, porque toda esse planejamento correto de um bom profissional, vai fazer que o trabalho do UX seja melhor executado.

UI-User interface na prática

Para finalizar o nosso artigo e te fazer entender mais sobre UI-User interface, vamos pensar em como esse profissional atua na prática.

Podemos pensar em um site, aplicativo, software e afins. O profissional de UI-User interface que vai criar o layout, o texto, escolher as imagens, vai executar a chamada de ação ou qualquer outro elemento presente dentro dessa plataforma.

Como mencionado anteriormente, pensar em algo bonito é importante mas não se limita somente nisso o trabalho desse profissional, já que a usabilidade deve estar em primeiro lugar.

Ou seja, é preciso pensar na boa experiência do usuário, no quanto tudo que está sendo pensado será útil e o estético virá como uma consequência.

Gostou das informações do nosso artigo de hoje? Então continue conosco para conferir muito mais.

Banner Conheça nossos projetos

Write A Comment

× Falar com Especialista!