O código fonte ou source code, em inglês, é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de maneira organizada contendo instruções, que compõem uma linguagem de programação, arranjada de forma lógica. As linguagens compiladas, após ser compilado o código-fonte, transformam-se em software, ou seja, em um programa executável. O software, então, é uma sequência de instruções a serem executadas. Mas você sabe qual a diferença entre o software livre e o software pago?

Todos os softwares são liberados segundo uma licença de uso, que é o que valida legalmente os direitos e deveres dos proprietários do código-fonte e também de quem tem acesso ao mesmo.

As liberdades de uso dessa licença dependem do tipo adotada. Ou seja, para utilização de um determinado sistema pode ser necessário pagar a licença ao desenvolvedor, no caso do software pago ou não, no caso do software livre.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, acompanhe o artigo de hoje, vamos falar sobre a diferença entre software pago e software livre e as suas vantagens. Confira.

Software pago

Os Softwares Pagos são aqueles que possuem proprietário, por isso são chamados também de software proprietário e sua liberação se dá mediante a uma licença comercial paga. Não diferem de qualquer outra comercialização de produto, porém, ao fazer o pagamento de uma licença você receberá o direito de uso daquele software e não estará comprando o software propriamente.

Existem algumas empresas que são mais atuantes no mercado de Software Pago, são as mais populares: Microsoft, Adobe, Corel, Autodesk, Apple, entre outras.

A Microsoft é bastante popular dentre os softwares pagos por causa do seu pacote para escritório, o office, e recentemente adotou Office 365, que é a modalidade por assinatura que permite acesso a todos os seus aplicativos tanto na versão instalada quanto na versão online. Ao assinar o Microsoft 365 você ainda conta com os benefícios premium e recursos avançados do Outlook.

Os softwares pagos são considerados um investimento, principalmente para o gerenciamento e gestão de sua empresa. Pois, oferecem as vantagens que os gratuitos não oferecem, como:

  • Possibilidade de fazer backup e restauração, o que em caso de imprevistos evita perdas;
  • Alguns softwares permitem a personalização;
  • Equipe de suporte;
  • Proteção de seus dados e de sua empresa.

Software Livre

Software Gratuitos são aqueles que estão sob uma licença livre e que seu uso e distribuição são permitidos a todos. As principais licenças de software livre são a GPL, é para usuários que ao modificarem ou incorporar um software livre em um trabalho próprio deverá disponibilizá-lo também sobre a mesma licença; e LGPL, que é mais liberal e destina inclusive a softwares proprietários.

Há alguns exemplos de Softwares Livres, que são mais conhecidos e/ou usuais, como: Sistema Operacional Linux; Linguagens Java e PHP; Banco de dados MySQL; e o programa de escritório LibreOffice.

O libre office é uma alternativa gratuita do pacote office da Microsoft. É uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X, que utiliza o formato OpenDocument, compatível com os formatos do Microsoft Office.

Um outro exemplo de software livre é o Thunderbird, que é uma alternativa de email gratuito, fácil de configurar, personalizar, com segurança e proteção. Criado pela Mozilla Foundation, mesma criadora do Mozilla Firefox. O aplicativo oferece vários benefícios para um software gratuito.

Os softwares gratuitos se apresentam como uma excelente oportunidade à primeira vista, pois, além de não ter a necessidade de investimento, atendem algumas expectativas e demandas. Porém, eles têm certas limitações importantes, são mais genéricos; nem sempre apresentam uma equipe de suporte ou a mesma segurança e proteção que software pago.

Contudo, a escolha do software depende das necessidades e possibilidades de cada empresa ou pessoa.

Gostou do nosso artigo, assine nosso newsletter.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!