Quando falamos de polos de inovação, é comum pensarmos no Vale do Silício ou em outros locais fora do Brasil. No entanto, o que muita gente não sabe é que já existe uma região considerada o novo polo de tecnologia brasileiro, o San Pedro Valley

O bairro de São Pedro, localizado na Zona Sul de Belo Horizonte, abriga um conjunto de complexos e prédios de inovação das mais diversas áreas, tais como marketing, comunicação, tecnologia e design. 

Atualmente o local é uma referência nacional e internacional no que diz respeito a startups e inovações tecnológicas, tendo papel fundamental no reconhecimento do Brasil como potência tecnológica. 

Como surgiu o San Pedro Valley?

É difícil dizer a data exata do surgimento do San Pedro Valley. O nome em si foi dado por volta de 2011.

O criador do título foi Mateus Bicalho, cofundador da Hotmart. Na época ele alugou uma sala comercial junto com outros empreendedores para começar a fomentar o seu negócio. 

Com o tempo novos empreendedores começaram a chegar no local e a incentivar a criação dos negócios. E não demorou muito para que o bairro se tornasse um verdadeiro polo de empreendedorismo.

Contudo, desde 2005 já havia uma movimentação de gigantes da tecnologia na região. Nesse período o Google adquiriu uma startup mineira chamada Akwan e então se instalou em BH.

De lá para cá várias iniciativas foram sendo promovidas, fazendo assim que o San Pedro Valley se fortalecesse cada vez mais. Dentre elas podemos destacar um curso aberto promovido por empreendedores na UFMG que contou com 150 participantes e quase 700 interessados. 

Qual a importância desse polo para o Brasil? 

O polo é atualmente uma das maiores comunidades de startups do Brasil, o que por si só já revela muito de sua relevância para o Brasil. De acordo com o Startup Base, da Associação Brasileira de Startups, mais de 600 empresas do gênero estão instaladas na região. 

Além disso, outro motivo para o bairro ter se tornado um dos pilares de inovação de Belo Horizonte e do nosso país é que ele fica em um Estado totalmente fora do eixo Rio-São Paulo. 

Muitas iniciativas têm dificuldades de sair do papel, ou muitas vezes acabam logo nos primeiros passos, justamente pela dificuldade de se instalar nessas capitais. Os custos elevados, juntamente com a alta competitividade e as dificuldades de conseguir suporte tornam o processo de testagem e crescimento extremamente desafiador. 

Já no San Pedro Valley, muitas startups têm encontrado o espaço ideal para se desenvolverem de maneira saudável. A localização privilegiada, a quantidade de projetos de incentivo, o grande número de aceleradoras e outros fatores acabam criando um cenário mais propício para o sucesso. 

Isso sem contar a diversidade de instalações, como coworkings, incubadoras e hackerspaces que também facilitam a troca de experiências e estimulam os negócios no local. 

Hoje o bairro de São Pedro em Belo Horizonte já pode ser considerado o Vale do Silício brasileiro. 

Siga a gente no Facebook e Instagram e fique  por dentro das últimas tendências do mundo da tecnologia. 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!