Pesquisas online feitas por voz estão se tornando cada vez mais uma realidade. É uma tendência que alia conforto e praticidade.

Afinal, é bem mais conveniente falar que digitar a sua pesquisa.

Pois é, a pesquisa por voz é muito útil e vai mudar a forma como a sua empresa é encontrada por possíveis consumidores na internet. 

Será que o seu site ou blog está preparado para ser encontrado pelo Google?

Neste post vamos dar dicas importantes, sobre as modificações necessárias, para que a sua empresa seja encontrada pela busca de voz.

O que é e como funciona a busca por voz?

A busca por voz ou voice search, como é conhecida mundialmente, é uma forma de pesquisar conteúdo na web utilizando os microfones de seu smartphone, tablet, notebook ou computador de mesa, (apesar de mais raro nestes casos).

Ela objetiva simplificar e otimizar a vida das pessoas. 

Ao invés de digitar o texto no teclado você vai simplesmente falar, contando com a ajuda de uma assistente pessoal, como a Siri (Apple), Cortana (Microsoft) ou Alexa (Amazon), que são ferramentas artificialmente inteligentes.

Esses  assistentes captam as palavras e as direcionam ao buscador que, por sua vez, devolve uma pesquisa de imediato.

Por que a busca por voz virou tendência?

Pesquisas apontam que mais de 30% dos usuários de smartphones no Brasil, utilizam a busca por voz pelo menos uma vez por semana. 

Estima-se um aumento dessas estatísticas para o ano de 2020. A estimativa é de um crescimento para 47% de usuários utilizando-se de buscas por voz.

E todo esse crescimento é principalmente causado por 3 fatores:

  • Pesquisar falando é 3.7x mais rápido que digitar;
  • O aumento do uso de dispositivos móveis já ultrapassou a quantidade de aparelhos desktop em relação ao uso da internet; 
  • O avanço da tecnologia e, consequentemente, dos assistentes pessoais por voz e das interfaces de conversação. 

Contudo, é de se esperar que a busca por voz se torne cada vez mais difundida. Isso certamente exigirá de sua empresa novas técnicas e estratégias para manter o seu site ou blog com um bom posicionamento.

 A sua empresa está pronta para a busca por voz?

A sua empresa precisa se adaptar ao novo tipo de busca se quiser aparecer como resultado das pesquisas feitas por voz.

Para isso, é preciso estar atento a alguns fatores essenciais:

  • Otimizar o site para busca (SEO – 3 primeiras colocações);
  • Snippets em destaque;
  • Backlinks;
  • Contagem de palavras;
  • Facilidade de leitura;
  • HTTPS;
  • Velocidade da página.

Ou seja, para otimizar seu site ou blog para que ele seja encontrado numa busca por voz é necessário focar em palavras-chave no formato de perguntas.

Apostar em uma linguagem simples e natural para conquistar os featured snippets é muito interessante: pesquisas apontam que 40,7% das respostas em pesquisas por voz vêm no formato de featured snippet.

Utilizar o Google Meu Negócio, uma ferramenta que facilita que a sua empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e mantenha-se informado sobre esse e muitos outros assuntos no universo da TI.

Comments are closed.

Que tal ser o primeiro a receber nossos conteúdos sobre tecnologia?

Receba nossos conteúdos em 1ª mão.