O termo UX – User Experience tem como significado ‘’Experiência do Usuário’’, que como o nome já nos remete, têm relação com o que o usuário sente ao utilizar um produto ou serviço.

UX – User Experience se popularizou por conta dos produtos digitais e com a crescente do Marketing Digital, mas é um termo que pode ser aplicado até mesmo fora desse meio, já que qualquer produto ou serviço visa proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Atualmente, a experiência do usuário é essencial para o sucesso, pois está ligada diretamente a satisfação do cliente. Confira mais detalhes sobre UX – User Experience em nosso artigo de hoje.

Diferença entre UX e UI

É comum a dúvida entre o que é UI – User Interface e UX – User Experience, na verdade, não estamos falando de nada que é totalmente contrário e sim de siglas que se complementam.

Por exemplo, para a UX – User Experience existir, deve ter alguém por trás pensando na UI. Em resumo, o UI design é o desenho de algo, o desenvolvimento.

Como estamos na era digital, podemos pensar no desenvolvimento de um site, de um aplicativo, de um software e afins. O UX – User Experience vai ser como o usuário se sente utilizando o que foi idealizado anteriormente pelo UI design.

Ou seja, UX – User Experience seria a parte da interação, do comportamento do usuário a mexer em todos os detalhes do produto / serviço que está sendo oferecido.

Nos últimos tempos fala-se muito sobre UX – User Experience, sendo um conceito que realmente faz diferença.

Onde o UX pode ser aplicado?

Quando falamos sobre UX – User Experience estamos falando sobre algo que pode ser aplicado absolutamente em tudo, já que estamos falando sobre algo que impacta a experiência do usuário.

Como mencionado anteriormente, desde um site, um aplicativo, até mesmo um produto físico tem a experiência do usuário, que se dá por diversos fatores.

Por exemplo, o responsável pelo UX – User Experience tem tarefas de criação de protótipo, arquitetura da informação, criação de protótipos, testes de usabilidade, pesquisas com usuários, interação e mais.

Claro que o profissional não será o único responsável por tudo que envolva a experiência do usuário, já que isso é algo complexo e com muitos detalhes. Mas pode orientar a equipe que está inserido a pensar na melhor forma de entregar o produto / serviço para o usuário, por exemplo.

Vale a pena para empresa contratar um profissional da área

Ainda pegando gancho no tópico acima, vale muito a pena e mais do que isso, é essencial ter um profissional de UX – User Experience. Como mencionado, é esse profissional que vai orientar toda a equipe sobre as necessidades, capacidades e limitações de cada usuário.

Além disso, priorizar a experiência do usuário é de extrema importância dentro de um mercado competitivo, por isso a empresa que consegue pensar dessa forma se destaca e oferece o melhor.

Não há como deixar a experiência do usuário para depois e por isso o profissional deve fazer parte do seu time.

Em nosso site você também encontra detalhes sobre UI Design. Fique conosco para conferir mais novidades.

Write A Comment

Que tal ser o primeiro a receber nossos conteúdos sobre tecnologia?

Receba nossos conteúdos em 1ª mão.