Você já ouviu falar de NOC? Essa é a sigla para Network Operation Center, que em português significa Centro de Operações de Rede. 

Esse é um local que pode ser implementado em empresas, com o objetivo de monitorar e gerenciar os eventos de TI. Para isso, são utilizados vários softwares específicos, gateways e roteadores bem como uma equipe especializada. 

O objetivo de um NOC é atuar de forma preventiva, evitando problemas mais graves de TI. Dessa maneira, é possível otimizar o funcionamento de sistemas e do departamento de TI como um todo, evitando gastos maiores por conta de erros e falhas. 

Vantagens de ter um NOC na sua empresa

Implementar um NOC na sua empresa pode gerar uma série de vantagens, tais como:

  • Monitoramento 

Ao contar com um centro de operação centralizado como o NOC, é possível monitorar todas as questões de TI. É possível dar a atenção necessárias para todos os tipos de demandas. Desde aberturas de chamados, até manutenção de equipamentos. 

Além disso, também é possível monitorar a rede para encontrar possíveis falhas, antes que elas gerem problemas de segurança para o empreendimento. 

  • Prevenção 

Por meio do NOC, a empresa pode atuar de maneira preventiva, evitando problemas graves que podem afetar não só as operações, mas a parte financeira. Muitos empreendimentos acabam tendo quedas graves nos lucros, por conta de algumas horas que os departamentos ficaram parados por conta de erros e falhas. 

Usando esse tipo de sistema centralizado, fica muito mais fácil prever esse tipo de situação e até mesmo evita-la. 

  • Planejamento 

Mais uma das vantagens do NOC é que ele pode ajudar no planejamento estratégico da empresa. Por meio do monitoramento e melhoria constante da infraestrutura de TI, as operações do seu negócio podem se tornar cada vez mais lucrativas.

É possível localizar, por exemplo, gargalos no sistema que estão aumentando os custos do seu empreendimento. Outra possibilidade é avaliar investimentos em equipamentos e softwares que possam agilizar as rotinas diárias. 

  • Operação 24 horas 

Outro diferencial desse tipo de solução é que ela pode atuar 24 horas por dia. Como existem muitas plataformas com sistemas de alertas e notificações, mesmo que não haja ninguém na empresa, é possível verificar problemas e falhas. 

Dessa maneira nenhum problema irá passar despercebido. 

  • Próprio ou terceirizado 

Um NOC pode ser tanto próprio da empresa, como terceirizado. Atualmente já existem várias prestadoras de serviços que oferecem esse tipo de solução para empreendimentos de todos os tamanhos.

Inclusive, essa é uma boa opção para empresas que não possuem muitos recursos para implementar um departamento de TI local. Ao terceirizar, toda a parte de infraestrutura ficará a cargo da prestadora de serviços.

Com isso, é possível reduzir os custos, e mesmo assim ter um NOC de qualidade. 

Agora que você já sabe todas as vantagens de instalar um NOC no seu empreendimento, não deixe de investir nesse tipo de estrutura. Você verá como ela fará toda a diferença no dia a dia do seu negócio.