A manutenção de infraestrutura de TI é considerada uma parte essencial dentro da estratégia de toda e qualquer empresa. Ela garantirá o sucesso do seu negócio.

Quando falamos sobre a manutenção de infraestrutura de TI, nos referimos aos cuidados de sua própria empresa. É garantir que tudo esteja em pleno funcionamento, de forma eficaz, com segurança e disponibilidade.

Mas afinal, você sabe com detalhes do que se trata infraestrutura de TI e por que é tão importante a manutenção? Então, confira em nosso artigo.

O que é infraestrutura de TI?

Em todo negócio bem-sucedido encontramos componentes que operam em conjunto, fornecendo recursos e ferramentas para o bom funcionamento das atividades da empresa.

Entende-se por infraestrutura de TI todo o arcabouço tecnológico presente em uma determinada organização.  

Ou seja, é o conjunto dos componentes e serviços que vão fundamentar todos os sistemas de informação do seu negócio.

Então, a infraestrutura de TI é todo elemento tecnológico necessário para o andamento de sua empresa, que compreende a hardware, software, rede e instalação.

Elementos da infraestrutura de TI

Vamos citar aqui alguns dos principais componentes da infraestrutura de TI

  • Cabeamento de rede: garante a comunicação entre os computadores e os servidores nos diversos setores, e conecta outros periféricos;
  • Servidores: é um computador equipado com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação e, ocasionalmente, algum sistema para armazenamento de dados como hard disks internos ou memórias SSD;
  • Componentes de segurança: os componentes como switches e firewalls são responsáveis pela conexão e pela segurança da rede interna;
  • Impressoras e copiadoras: é comum que as empresas de porte médio a grande contenham várias impressoras de rede nos seus diversos setores;
  • Softwares: os softwares utilizados pela empresa precisam ser catalogados ou licenciados.

Manutenção de infraestrutura de TI e sua importância

A manutenção da infraestrutura de TI previne problemas e garante o pleno funcionamento da sua empresa. 

Não basta apenas implantá-la e colocá-la em funcionamento, pois a falta de manutenção pode comprometer ou causar falhas na continuidade das atividades do seu negócio, principalmente atividades que necessitam de internet, ou operam em rede.

Realizar manutenções periódicas da infraestrutura de TI é meio mais eficaz de prevenir qualquer imprevisto que comprometa o fluxo normal dos processos, além de evitar pausas nas atividades para ações corretivas. 

Portanto, a política de manutenção de seu negócio deve incluir prazos previamente determinados e não esperar que o equipamento apresente defeito.

A manutenção de infraestrutura de TI deve ser uma rotina na sua empresa ou o seu negócio estará sujeito a enfrentar séries de prejuízos, como:

  • A perda de dados e falhas de hardware, que poderá resultar em redução de produtividade e estará suscetível a ataques de malwares com maior facilidade, podendo expor informações internas e dados importantes;
  • A falha em um cabo de rede pode desconectar um ou mais componentes, causando perda ou falta de acesso temporário a informações importantes; 
  • Uma parada no servidor de banco de dados principal de uma empresa significa que o seu sistema ficará indisponível; 
  • Qualquer falha em um componente de segurança pode parar toda a rede ou expô-la a riscos de invasões e roubo de informações devido a ataques externos.

Por isso, a implantação de ações preventivas de manutenção da infraestrutura de TI é extremamente importante, poupará o seu tempo e dinheiro. É muito importante ter uma equipe especializada e de confiança para realizar todas as ações necessárias. A Techlise é uma empresa consolidada, com know- how em manutenção de infra- estrutura de TI em empresas de diverso nichos, como a Rede Record TV MG. Saiba mais.

Write A Comment

Que tal ser o primeiro a receber nossos conteúdos sobre tecnologia?

Receba nossos conteúdos em 1ª mão.