Todo mundo que deseja ter um site na internet em um primeiro momento busca pela Hospedagem Gratuita. São serviços que prometem hospedar os dados das páginas, mas sem cobrar nada por isso. 

E é claro que essa é uma proposta muito sedutora. Mas será que ela é realmente existe e é vantajosa do jeito que vendem? É isso que vamos desvendar nesse post.

O mito da Hospedagem Gratuita

Quando você lê Hospedagem Gratuita, automaticamente pensa em vantagem financeira. Afinal de contas, você terá sua página hospedada sem qualquer custo. 

No entanto, não é porque você não vai desembolsar dinheiro, que quer dizer que você está na vantagem. Isso porque, esse tipo de serviço aparentemente gratuito só hospeda os dados do seu blog, portal ou e-commerce mediante a divulgação de anúncios. 

Ou seja, obrigatoriamente você estará veiculando propagandas para quem acessa o seu site, mas sem ganhar nada por isso. Por isso, na verdade a hospedagem não está sendo feita sem nada em troca. 

Diferenciais da Hospedagem Gratuita para a paga 

Muitas pessoas acreditam que a Hospedagem Gratuita é igual a paga, contudo, existem várias diferenças grandes em relação às duas. 

Segurança 

Apesar dos serviços de hospedagem de graça contarem com mecanismos de segurança, eles não são tão efetivos comparados aos pagos. Até porque, eles precisam cobrir uma grande quantidade de páginas hospedadas de forma gratuita. 

Suporte 

Provavelmente uma das maiores reclamações de quem usa um serviço de Hospedagem Gratuita é em relação ao suporte. A verdade é que você não consegue ter uma assistência de qualidade por vários motivos. 

Começando pela grande quantidade de páginas. Você provavelmente terá que esperar muito para ter um chamado respondido. 

É preciso levar em conta também que boa parte dos serviços do gênero não tem suporte em português, o que torna tudo mais difícil.

Identidade do site 

Mas uma das grandes diferenças da Hospedagem Gratuita para a paga é em relação a construção de identidade. No caso do serviço de graça, é muito difícil você conseguir criar uma imagem sólida do seu negócio, uma vez que obrigatoriamente você terá que mostrar propagandas de outras empresas, arriscando ainda até mesmo ter anúncios de concorrentes. 

Já na hospedagem paga, fica mais fácil criar essa identidade e até mesmo monetizar o seu site vendendo suas próprias publicidades. 

Limitações 

Outro ponto que é uma desvantagem da Hospedagem Gratuita são as limitações de espaço e acesso. Provavelmente se você tiver um pico de acessos simultâneos na sua página, ela terá grandes chances de ficar fora do ar. 

E isso é um grande problema, principalmente se você deseja usar esse site para criar uma loja virtual. Por conta disso que boa parte das pessoas que começa com uma hospedagem gratuita, acaba migrando para serviços pagos. 

A Hospedagem Gratuita, apesar de parecer uma boa alternativa em um primeiro momento, traz mais dores de cabeça do que vantagens. Por isso, o ideal é procurar um serviço de hospedagem pago e profissional, que possa atender às suas necessidades.

Write A Comment

× Falar com Especialista!