Imagine-se em uma situação: você encontra um aplicativo que parece atender à sua necessidade, porém, percebe que ele é difícil de utilizar ou a interface tem muitos estímulos e as funcionalidades não estão claras.

Problemas com usabilidade, como excesso de informações e jornadas pouco intuitivas, são os principais motivos para usuários desistirem de usar aplicativos e desinstalá-los de seus smartphones.

Qual a solução para isso? Design de aplicativos!

Muito se engana quem pensa que o elemento design se refere apenas a questões estéticas. Pois, mais do que ser a interface do app, ele implica diretamente na experiência do usuário.

É o design para aplicativos o maior responsável pelo sucesso de um app, afinal, ele é o primeiro elemento com que o usuário interage ao fazer um download.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o design de aplicativos e sua importância para o seu negócio. Confira!

O que é o design de aplicativos?

Design de aplicativos é um conceito que está diretamente ligado à experiência do usuário, à arquitetura da informação, à usabilidade e à identidade visual como um todo. Um dos seus principais objetivos é proporcionar uma navegação mais intuitiva e prática para os usuários.

Assim, o design de aplicativo é o trabalho de planejamento e construção das interfaces de um sistema mobile. Sua função não é meramente estética, ele também é responsável pela criação dos fluxos de navegação que o usuário fará no app e pela boa usabilidade em geral.

Por que o design de app é importante?

Design e aparência são os primeiros elementos que qualquer pessoa analisa quando vai adquirir um produto ou serviço de uma marca que ele ainda não conhece.

Desse modo, um app com interface mais limpa, tipografia reta, sem muitos adornos, menu organizado, imagens de boa qualidade e cores que conversam entre si, passando sensações e mensagens que a marca deseja transmitir, sai na frente da concorrência.

Boa usabilidade e experiência do usuário

Ter um aplicativo que garanta o sucesso do seu negócio é preciso que ele não só atenda a uma necessidade, mas que seja fácil e intuitivo na utilização para que o usuário goste da experiência e continue usando outras vezes. Por isso, uma boa usabilidade e experiências de usuário são as chaves-mestras para um aplicativo eficiente e útil ao cliente.

Design personalizado e eficiente

Uma parte do trabalho do designer de aplicativo é descobrir o que é funcional ou não para o usuário. Isso porque, às vezes, uma grande ideia não é viável na prática. Dessa forma, valorizar a etapa do design é essencial para que o app final realmente atenda às suas expectativas e seja construído conforme às necessidades do seu negócio e do público-alvo.

Identidade de marca incorporada no app

Apesar do visual não significar tudo, ele também importa. Assim, além de ser fácil e intuitivo de mexer, um bom design de app é aquele que consegue trazer um visual agradável, sempre reforçando a identidade da marca. Para isso, são utilizados cores, fontes de texto e imagens que representam os valores da empresa ou do negócio criado. Os logos e símbolos da marca também são incorporados para dar a cara personalizada ao projeto.

Ajuda no trabalho de back-end e front-end

Depois de entender os objetivos e as funcionalidades que o cliente espera para o projeto, o designer fica responsável por criar os protótipos que validam as ideias e orientam o trabalho seguinte dos desenvolvedores. Dessa forma, o profissional responsável pelo design para aplicativo acaba sendo peça fundamental para o trabalho de programação.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão informações interessantes como esta.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!