A cada ano que passa mais inovações de tecnologia jurídica entram no mercado, gerando assim mudanças dentro do Direito. Nas últimas décadas foi possível observar um movimento de otimização de processos legais e jurídicos, permitindo assim uma desburocratização. 

E nesse ano de 2020 isso ficou em ainda mais evidência. Apesar da pandemia o judiciário não parou. Graças a tecnologias como videoconferências e armazenamento em nuvem, os processos puderam continuar mesmo com todos os envolvidos estando em locais diferentes. 

 Além disso, as novidades de tecnologia jurídica também têm gerado outros benefícios para o setor como um todo, tais como: 

  • Automação de tarefas

Uma das vantagens do uso dessas inovações no dia a dia da advocacia é a agilização das tarefas rotineiras. Através de softwares específicos para a área é possível automatizar a gestão de processos, contribuindo assim com a produtividade da equipe.

  • Disponibilização dos documentos em nuvem

Por muito tempo os processos eram disponibilizados apenas na versão física. Dessa forma, caso os documentos fossem necessários em outra região, eles precisavam ser encaminhados fisicamente, muitas vezes através de serviços de entrega. 

Mas hoje essa já não é a realidade. Graças ao armazenamento em nuvem os documentos ficam disponíveis de maneira digital e podem ser acessados de qualquer dispositivo com internet. 

  • Realização de audiências à distância 

Ao longo da última década as audiências à distância já vinham ganhando espaço dentro do setor jurídico. Mas foi durante a pandemia que essa tecnologia jurídica ganhou ainda mais evidência. 

Através de softwares de videoconferência é possível que todas as partes envolvidas em um processo se reúnam, mesmo estando em locais diferentes. Isso não apenas facilita a realização desse tipo de evento, como agiliza o setor como um todo. 

  • Uso de IA para realização de atividades rotineiras 

A inteligência artificial (IA) também é uma tecnologia jurídica que tem ganhado espaço no setor. Atualmente, ela é usada principalmente em atividades rotineiras e que precisam ser realizadas várias vezes, como o registro de petições.

Além disso, essa inovação já é utilizada para pesquisas legais. E a tendência é que essa inovação se torne cada vez mais eficiente, principalmente quando utilizada em conjunto com outras tecnologias, como o Big Data. 

  • Segurança 

E claro que ao falarmos de tecnologia jurídica não poderíamos esquecer do aspecto segurança. Ainda hoje muitos profissionais olham com desconfiança para as inovações que surgem no mercado. 

Mas a verdade é que juntamente com elas novas soluções de segurança também surgem para deixar os processos mais protegidos. A criptografia, por exemplo, é um dos pilares não só do setor jurídico, mas da internet como um todo. 

É claro que a segurança de documentos e processos depende diretamente dos cuidados e investimentos de profissionais, escritórios e órgãos do setor. Mas a verdade é que hoje já existem diversos mecanismos de segurança para proteger cada uma das atividades jurídicas. 

Quer saber mais sobre as inovações tecnológicas que podem ajudar o seu negócio? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão. 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!