Você já ouviu falar em cloud computing? Essa é uma tendência que revolucionou o mercado por apresentar uma proposta que facilita não apenas processos, mas que gera economia para as empresas. 

Essa tecnologia se tornou popular não apenas em grandes empreendimentos, mas em pequenos e médios. Isso porque, além de barata, ela traz uma série de benefícios. 

Mas afinal de contas o que é cloud computing?

A cloud computing nada mais é do que uma tecnologia em nuvem que permite que os usuários acessem programas, arquivos, documentos, softwares, aplicações e dados, por meio de um sistema de nuvem. 

Ou seja, todos os itens ficam armazenados na web e, quando precisam ser usados, são acessados ou até mesmo baixados através dela. Como todos os arquivos, programas e informações ficam armazenados em um servidor online, é possível acessá-los remotamente. 

A cloud computing é muito importante para as empresas, pois, acaba dispensando a necessidade de uma mega estrutura. Um dos maiores problemas que as empresas sofrem, principalmente, as de pequeno e médio porte que não contam com uma equipe de TI própria, são os gastos com instalação e manutenção de equipamentos. 

Com esse tipo de solução, é possível ter uma estrutura tecnológica completa, mas sem a necessidade de um time de TI próprio e uma manutenção de TI constante.

Sem contar, que o nível de segurança e praticidade são bem maiores, uma vez que as empresas que prestam esse tipo de serviço prezam por essa segurança.

Quais os benefícios de implementar cloud computing na sua empresa?

Além de otimizar o acesso às informações, programas e arquivos, a tecnologia de cloud computing também oferece outros benefícios, tais como: 

  • Não tenha problemas com configurações

No caso de empresas que usam a cloud computing para acessar programas, não é necessário se preocupar com a configuração destes. Todas as soluções já ficam instaladas nos servidores, você só precisa usar um login e senha para acessá-las. 

  • Acesso remoto

Precisou de algum arquivo ou acesso a um software e não está no escritório da empresa? Não se preocupe. Com esse tipo de tecnologia, você pode acessar essas informações de qualquer lugar. 

Basta ter um dispositivo que acesse a internet. 

  • Tenha suporte 

A maioria das empresas que oferecem serviços de cloud computing também contam com um suporte para seus clientes. Dessa forma, caso alguma dúvida ou problema surja, você terá uma equipe para te auxiliar. 

  • Permite o trabalho colaborativo

A tecnologia de cloud computing também é vantajosa, pois, permite o trabalho colaborativo. Mesmo que os colaboradores ou equipes estejam fisicamente separadas, é possível que eles trabalhem de forma colaborativa, utilizando as soluções e dados armazenados em nuvem. 

  • Mais segurança 

Caso alguma coisa aconteça aos arquivos físicos, ou até mesmo com os computadores da sua empresa, todos os programas, documentos e informações estarão em segurança na nuvem e poderão ser acessados novamente com facilidade. 

A cloud computing pode não só reduzir custos dentro do seu empreendimento, como, também, otimizar o dia a dia empresarial. Quer saber mais sobre soluções que utilizam essa tecnologia? Fale com a Techlise!

Write A Comment

× Falar com Especialista!